Serviço Social
O serviço social tem como objetivo assegurar os direitos, deveres e a integração social do Idoso. Trabalhamos na singularidade do atendimento ao idoso, além e realizarmos ações e possíveis intervenções no atendimento das demandas trazidas.
Em conjunto com a equipe técnica, promovemos o desenvolvimento pessoal, fortalecimento dos vínculos e meios de superar as dificuldades vivenciadas no cotidiano.
As atividades inerentes à função são: atender às solicitações de vaga; realizar exames admissionais, visitas domiciliares; admissões e desligamentos; atendimento individual e coletivo dos abrigados e familiares; providenciar documentação referente a benefícios, certidões de nascimento, R.G. e outros; desenvolver grupo de relacionamentos, informações e socioeducativos.
O setor funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30; e sexta-feira, das 8h00 às 12h00.
Psicologia
O foco do trabalho é o desenvolvimento biopsicossocial dos idosos que residem na Instituição, através de atendimentos individuais ou dupla, através do acolhimento, da escuta ativa, da integração de novos residentes e da explanação de conflitos.
O psicólogo participa do processo admissional fazendo avaliação do perfil psicológico do candidato, realizando palestras com temas relevantes ao envelhecimento e convivência, aplicando avaliações dos níveis cognitivos, acompanhando o desenvolvimento do idoso e, juntamente com a assistente social, coordenando a reunião de família, incluindo a visita domiciliar que antecede a admissão.
O Setor de Psicologia funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
Terapia Ocupacional
Com avaliação individual, o terapeuta ocupacional elabora plano de tratamento; desenvolve oficinas terapêuticas com foco no autoconhecimento e preservação de habilidades; coordena, junto aos voluntários, trabalhos manuais como manutenção da horta, jardinagem, reciclagem e artesanato (expostos e vendidos na feira do Centro de Convivência todos os sábados, das 9h00 às 11h30).
Pautado na necessidade de promover autonomia, o profissional realiza atividades que permeiam momentos cotidianos de forma despretensiosa, mas extremamente valiosa ao idoso. Os projetos Momento Culinária e Boas Compras foram criados a fim de garantir e melhorar sua qualidade de vida.
O setor funciona de às segundas-feiras e sextas-feiras, das 8h00 às 12h00; terças-feiras e quintas-feiras, das 8h00 às 17h00; e quartas-feiras, das 13h00 às 17h00.
Nutrição e Dietética
Na Terceira Idade as necessidades nutricionais são diferenciadas. O metabolismo já não é mais o mesmo e passa por diversas alterações. E uma nutrição balanceada garante a preservação da massa muscular, regulação gastrointestinal, melhora da digestão e absorção de nutrientes, mais vitalidade e disposição, além de melhorar a saúde dos olhos e ossos.
A nutricionista é responsável por oferecer uma dieta balanceada e adequada às necessidades nutricionais dos idosos. Ela realiza avaliação antropométrica anualmente e faz orientações nutricionais e de segurança alimentar; acompanha as refeições dos idosos, com atenção especial aos que necessitam de dietas diferenciadas para diabetes, hipertensão e dietas laxativas.
Fisioterapia
A fisioterapia geriátrica atua na prevenção e reabilitação do idoso com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Ela proporciona aumento da força muscular, do equilíbrio, da capacidade respiratória, da flexibilidade, melhora em relação a dores, postura e coordenação. Desse modo, as alterações do envelhecimento são minimizadas.
A fisioterapia geriátrica usada como prevenção de futuras patologias previne e diminui o risco de quedas, um mal infelizmente muito comum nos idosos devido ao déficit de equilíbrio e de força muscular, principalmente. Um tratamento adequado traz independência e devolve ao idoso a autonomia para a realização das atividades diárias. Desenvolvido para melhorar a qualidade de vida, esse tipo de tratamento permite que o idoso consiga viver de forma saudável, com capacidade de realizar atividades de lazer e socialização, permitindo que ele participe ativamente de tudo e sentindo-se útil no que lhe for solicitado.
O fisioterapeuta é responsável pelos atendimentos de cinesioterapia, eletroterapia, terapia respiratória, terapias manuais, grupo de prevenção de quedas, marcha assistida e, também, realiza a adequação e distribuição dos calçados.
O setor funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h00 às 17h00.
Recreação
O setor da Recreação conta com um profissional formado em Educação Física exercendo a função de recreacionista, sendo responsável por orientar, prescrever e acompanhar aqueles idosos que se inserem no âmbito da prática da atividade física, oferecendo atividades lúdicas e de condicionamento físico.
A prática de exercício físico e a recreação são elementos indispensáveis para retardar o processo de envelhecimento. Por meio das atividades desenvolvidas o idoso adquire melhor condicionamento físico e, assim, menos riscos de doenças cardiovasculares. Pessoas ativas têm mais vigor, são mais confiantes e menos deprimidas/estressadas. Os exercícios também melhoram a postura e a flexibilidade.
Atividades Desenvolvidas
Musculação, alongamento, caminhada, ATI, exercícios para coordenação e flexibilidade, passeios (shopping, praças, teatros, museus, bibliotecas públicas, exposição de artes, clubes, escolas), bailes da Terceira Idade, sessão cinema internas e externas, bingo, festas comemorativas, viagens a cidades turísticas, missas e cultos externos, grupos de leitura e convivência intergeracional, oficinas de jogos lúdicos (carteado, bocha, sinuca, pebolim, ping-pong, jogos adaptados), gincanas, aulas de dança, além de colaboração na idealização e confecção da decoração das festas dos aniversariantes com temas diferenciados.
O setor funciona de segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 13h00 às 17h00; e de terça-feira e quarta-feira, das 8h00 às 17h00.
Setor Médico
Com atendimento preventivo e emergencial, dispomos de uma equipe na área da Saúde. Dentre as atividades desenvolvidas se destacam as consultas gerais, receituário, acompanhamento de pré e pós-operatório, além do encaminhamento a internações hospitalares e a outros serviços na rede pública de saúde.
Também são realizados a prevenção e controle das doenças crônicas, bem como intervenções medicamentosas, exames laboratoriais periódicos, consultas eletivas e emergenciais, análise clínica durante o exame admissional e avaliação geriátrica anual completa de todos os atendidos.
Centro de Observação
Para garantir a segurança e a tranquilidade dos atendidos, contamos com um Centro de Observação com infraestrutura completa e profissionais altamente qualificados, incluindo assistência 24 horas.
Cuidador
É de responsabilidade dos(as) cuidadores(as) ajudar, estimular e realizar atividades cotidianas, tais como higiene pessoal, vestuário, hidratação da pele, transporte e alimentação dos idosos que necessitam de auxílio.
Os profissionais do setor também devem incentivar o cuidado da aparência, da comunicação ativa/passiva e acompanhar os idosos em consultas e exames externos.
Setor Odontológico:
Serviço Prestado por Voluntários
Os profissionais deste setor realizam exame clínico com o objetivo de detectar afecções nos tecidos moles, gengivas e mucosas, assim como nos dentes e na adaptação das próteses. Eles também oferecem atendimento preventivo, como profilaxia dental, e são responsáveis pela recuperação e manutenção das próteses em uso e encaminhamento para a confecção de novas.
Atividades de Lazer
Todos os anos, em nosso calendário atividades programamos viagens mensais para os idosos. Com itinerário diversificado, essa atividade externa é essencial para que eles se mantenham ativos e sintam-se parte integrante da sociedade.
Alguns dos destinos visitados em 2016 foram: Itu (Fazenda de Chocolate e Parque Maeda), Poços de Caldas, Monteiro Lobato (Sítio do Pica-pau Amarelo), Santos, Aparecida do Norte, Monte Sião, Barra Bonita e Itatiba (Zoo Parque).
Gostaria de patrocinar uma de nossas viagens?